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“O Blog do single é um projeto multidisciplinar
do curso de Propaganda e Marketing da Facamp,
sob orientação da disciplina Comportamento do Consumidor.”

segunda-feira, 9 de maio de 2011

As 16 tendências do consumidor moderno

Fonte: POPCORN, Faith. The Popcorn Report1-Retorno às origens: a tendência de utilizar práticas antigas como âncoras ou suporte para os estilos de vida modernos;
2-Viver: o desejo de viver mais e desfrutar mais a vida;
3-Mudança de vida: o desejo de seguir um estilo de vida mais simples e menos agitado;
4-Formação de clãs: a crescente necessidade de se associar e pertencer a grupos para enfrentar um mundo mais caótico;
5-Encasulamento: o impulso de proteção quando o que acontece lá fora é muito difícil e assustador;
6-Volta ao passado: a tendência de as pessoas agirem e se sentirem como se fossem mais jovens que sua idade cronológica;
7-Egonomia: o desejo de oferecer a si mesmo posses e experiências;
8-Aventura da fantasia: a necessidade de encontrar válvulas de escapes emocionais para compensar as rotinas diárias;
9-FemininaMente: o reconhecimento de que homens e mulheres agem e pensam de maneira diferente;
10-Queda de ícones: a idéia de que ’se é grande, é ruim’;
11-Emancipação: a emancipação dos homens de seus papéis masculinos estereotipados;
12-99 vidas: a tentativa de aliviar as pressões do tempo fazendo muitas coisas de uma vez só;
13--Revanche do prazer: busca clara e ‘assumida’ do prazer, em oposição ao autocontrole e à privação;
14-S.O.S (Salve O Social): o desejo de tornar a sociedade mais responsável com relação à educação, à ética e ao meio ambiente;
15-Pequenas indulgências: uma inclinação para se satisfazer com pequenos exageros, a fim de obter um estímulo emocional ocasional;
16-Consumidor vigilante: a intolerância para com produtos de baixa qualidade e serviços inadequados.



Segundo a pesquisa realizada POPCORN, Faith sobre as tendências do consumidor moderno, listamos em ordem de importância as 4 tendências que influenciam o consumidor SINGLE em ordem de importância:

1-Egonomia: o desejo de oferecer a si mesmo posses e experiências;

2-Consumidor vigilante: a intolerância para com produtos de baixa qualidade e serviços inadequados.

3-Viver: o desejo de viver mais e desfrutar mais a vida;

4-Revanche do prazer: busca clara e ‘assumida’ do prazer, em oposição ao autocontrole e à privação;




(Fonte: Intuit, outubro de 2010).
Outro dado interessante e que se adequa ao comportamento do consumidor Single que é extremamente a urbanizado, é a urbanização que continua sendo uma das mega tendências mais absolutas da próxima década. Atualmente, metade da população mundial – 3 bilhões de pessoas – vive em áreas urbanas. Cerca de 180 mil pessoas se mudam diariamente para as cidades, representando 60 milhões de novos moradores urbanos a cada ano.

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