Proposta do blog

“O Blog do single é um projeto multidisciplinar
do curso de Propaganda e Marketing da Facamp,
sob orientação da disciplina Comportamento do Consumidor.”

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Questões de Demografia

1) O que caracteriza a janela de oportunidades demográficas?

            “Janela de oportunidades” é um termo usado para classificar os países que passam por momentos de crescimento populacional propícios ao desenvolvimento econômico. Esse “fenômeno” acontece devido à redução da taxa de fecundidade e ao aumento da taxa de longevidade da população. Contudo, para saber se o país vive um momento de “janela de oportunidades” basta a nação ter a soma do número de jovens abaixo de 15 anos e dos adultos acima de 60 anos menor do que a população economicamente ativa.

2) Qual a relação da PEA com a janela de oportunidades?

            A parcela da população economicamente ativa afeta diretamente a economia do país, pois a maioria dessas pessoas que trabalham é independente financeiramente e, evidentemente, consomem. Portanto, para que ocorra um momento de janela de oportunidades no país, é necessário que a maioria da população seja economicamente ativa e, consequentemente, consumidores.

3) Quais são os efeitos que os dados demográficos podem ter no composto de marketing?
            Os dados demográficos apresentarão informações sobre como diferentes faixas etárias vêm crescendo (ou diminuindo) nos últimos anos e em quais regiões do país ela está mais presente. Portanto a análise dos dados demográficos será determinante na estratégia de marketing da empresa, pois são estes dados que influenciarão nas decisões a serem tomadas para atender o público alvo em questão.

 4) Qual é a relevância da demografia na compreensão do comportamento do consumidor?
          Se desejarmos conhecer o comportamento de um consumidor específico, precisamos saber também em que região do Brasil ele está, pois um jovem morador de São Paulo age e pensa de uma forma diferente do que um jovem que mora na Bahia, pois são impactados por informações, referências e tendências diferentes em seu dia a dia, ao mesmo tempo em que para saber se uma campanha publicitária irá ser bem recebida em uma determinada região do país precisamos saber se nesta região há mais jovens do que idosos (ou vice-versa), pois estes fatores influenciam no modo como essa região como um todo responde a algo que lhe é apresentado.

5) De que forma a idéia de família está mudando por causa da diminuição da taxa de natalidade?

                 As famílias estão cada vez menores, os casais optam por apenas um ou dois filhos por fatores econômicos e sociais, não existe mais a grande família com três ou quatro filhos. Essa queda de natalidade muda a idéia que tínhamos de família: o pai de família que antes pagava as contas, o dono da casa, já não existe, pois hoje em dia as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, mais independentes e modernas. Todos esses fatores mudam a estrutura familiar.

6) Ao pensar a definição estratégica de público-alvo de uma campanha, a demografia é uma variável importante, porém insuficiente. Por que é insuficiente?

                A análise de público-alvo não se restringe aos dados demográficos (idade, sexo, etc). Ela engloba também os dados psicográficos (estilo de vida): do que gostam, como vivem, o que fazem no tempo livre. Hoje em dia a comunicação cada vez mais segmentada busca atingir um determinado público, que é definido através de muita pesquisa e observação do consumidor alvo.

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